A Associação Universidade em Rede UniRede, por meio de sua Presidência, lança a chamada para o Prêmio UniRede 2016.

A iniciativa é uma ação de incentivo à produção de Recursos Educacionais Digitais, por meio do reconhecimento do trabalho inovador dos integrantes das instituições filiadas à Associação (professores, servidores e estudantes).

 

Recursos Educacionais Digitais

Recursos Educacionais Digitais, também chamados de Objetos de Aprendizagem (OA), são qualquer tipo de produção digital que possa ser distribuída e utilizada em computadores pessoais ou dispositivos móveis, é elaborada a partir de princípios didáticos, serve para o educador como ferramenta de ensino, é útil no processo de educação, tanto na modalidade presencial quanto a distância, é utilizado pelo aluno como ferramenta de aprendizagem e implica o efetivo ganho de qualidade no processo educacional.

O conceito de Recurso Educacional Digital diferencia-se do conceito de Tecnologia Digital Aplicada à Educação por não se tratar de trabalho de aperfeiçoamento de tecnologia já existente, tal como o aperfeiçoamento de alguma funcionalidade ou a criação de um plug-in para um determinado aplicativo, ou do desenvolvimento de um sistema ou aplicativo que gere os próprios Recursos Educacionais Digitais. Da mesma forma, não se trata de uma padronização, de um protocolo ou de uma metodologia, posto que tais desenvolvimentos e propostas são objeto de pesquisa científica ou de pesquisa de desenvolvimento tecnológico e devem ser submetidos ao evento principal, ESUD 2016.

O pesquisador que desenvolveu uma Tecnologia Digital Aplicada à Educação, a qual produz Recursos Digitais Educacionais, pode participar do Prêmio UniRede 2016, nesse caso, submetendo o produto gerado pela tecnologia digital. Por exemplo, no caso de ter sido desenvolvido um plug-in para o Moodle, que permita a criação e editoração de vídeos dentro do AVA, um vídeo criado com a nova ferramenta pode concorrer ao prêmio. A referência à criação da tecnologia deve ser registrada no Documento Descritivo que será avaliado pela Comissão Técnica. Também é importante relatar o desenvolvimento e utilização da tecnologia no vídeo de apresentação do trabalho que ficará disponível no Youtube.

Qualquer Recurso Educacional Digital, tais como videocast, videoaula, podcast, animação, App, simulação, jogo, curso, etc., pode concorrer ao prêmio, desde que, pelo menos um dos autores do trabalho esteja inscrito no ESUD 2016.

 

Submissão

Para concorrer ao prêmio siga os seguintes passos:

  1. Elabore um artigo Descritivo sobre seu Recurso Educacional Digital, de acordo o Modelo de Artigo Baixar aqui PDF | Baixar aqui ODT | Baixar aqui DOCX. Observação: A formatação é a mesma do artigo, porém, a estrutura do conteúdo está descrita logo abaixo em Estrutura do Conteúdo.
  2. Crie um vídeo de até 5 minutos que demonstre o uso do Recurso Educacional Digital, publique-o no Youtube e informe o link no seu artigo Descritivo (o vídeo será projetado durante o evento).
  3. Faça sua inscrição no ESUD 2016.
  4. Realize a submissão do seu artigo no sistema JEMs, enviando o Descritivo no formato PDF, utilizando o Processo de Submissão ao Prêmio UniRede.
  5. Anexe ao processo de submissão:
    1. Comprovante de vínculo do autor com a IES associada à UniRede (portaria de nomeação, cabeçalho de holerite, declaração do RH, declaração do representante institucional junto à UniRede, etc.).
    2. Declaração de concordância, assinada pelo(s) autor(es), em participar do Prêmio UniRede 2016.

Somente serão aceitas submissões encaminhadas por servidores (docentes ou técnico-administrativos) de instituições integrantes da UniRede, quites com a anuidade de 2016. Verifique com o representante de sua instituição a quitação da anuidade junto à UniRede. Para identificar o representante da sua instituição, utilize o site www.aUniRede.org.br.

 

Estrutura do Conteúdo

O artigo Descritivo deve conter, no mínimo, os seguintes itens:

  1. Título da proposta.
  2. Nome do(s) autor(es),
  3. Endereço(s) de e-mail do(s) autor(es),
  4. Identificação da instituição.
  5. Indicação de cursos ou áreas de conhecimento que podem ser beneficiadas com o recurso educacional.
  6. Indicar as tecnologias/técnicas (uma ou mais) utilizadas para o desenvolvimento do recurso: Edição de Vídeo, Edição de Áudio, desenvolvimento para Computação Móvel, Realidade Virtual Ampliada, Edição de Imagens, Animação, Editoração de Documentos, Modelagem 3D, CAD, Empacotamento SCORM, TinCan, outros.
  7. Vínculo com outros projetos financiados pela instituição ou governo: LIFE, UAB, e-Tec, Videoaulas RNP, outros.
  8. Identificação do público-alvo.
  9. Definição dos objetivos educacionais ou de ensino-aprendizagem: ensinar, consolidar conceitos, exercitar, avaliar, praticar etc.
  10. Definição da área e subárea de conhecimento, por exemplo: Matemática:Cálculo, Informática:Engenharia de Software etc.
  11. Definição do formato da mídia do recurso educacional: PDF, DOC, TXT, MPG, WMV, HTML, SWF, outros (no caso de tipos específicos, utilizados em aplicativos especializados, informar o aplicativo ou plug-in que processa o arquivo).
  12. Descrição das características de Disponibilidade, Acessibilidade, Portabilidade e Interoperabilidade, implementadas de acordo com os padrões de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem da ISO/IEC 9126, LORI ou CEdMA.
  13. Descritivo do conteúdo: elaborar um breve descritivo que explica o que é o recurso educacional, que conteúdo será disponibilizado, de forma que seja possível compreender a proposta do recurso, por exemplo: a simulação modela a instalação predial de portões acionados por controle remoto, nela o aluno interage com os componentes simulando uma instalação real e recebendo feedback das suas ações.
  14. Definição das estratégias de ensino/aprendizagem: explicar como o recurso poderá ser utilizado por professores, em situação de ensino, ou pelo próprio aluno, em uma situação de aprendizagem.
  15. Material de Apoio: documentação, artigos, livros e material para o usuário aprender a usar o recurso (quando necessário).
  16. Publicações: pesquisas publicadas acerca dos resultado obtidos com a utilização do recurso educacional.

 

Observações Gerais

  1. As propostas enviadas pelo(s) professor(es), servidor(es) ou aluno(s) de cada instituição são de inteira responsabilidade do(s) mesmo(s).
  2. Caso ocorra algum esquecimento ou troca dos itens listados acima, a submissão será desconsiderada.

 

Escolha do Vencedor

A proposta vencedora será escolhida como segue:

  1. Por votação virtual, a partir do prazo final da submissão até às 12 horas do dia 13 de setembro de 2016, em endereço a ser divulgado posteriormente no site do evento e nas Redes Sociais pela hashtag #premioUniRede2016;
  2. Pela avaliação da Comissão Técnica de Avaliadores indicada pelo Comitê de Coordenação Política da UniRede.
  3. Serão considerados pesos de 20% para a votação virtual e de 80% para a avaliação da Comissão Técnica.
  4. As propostas submetidas serão disponibilizadas no site do evento e os vídeos serão exibidos durante o evento.
  5. A proposta vencedora será aquela que obtiver maior pontuação, considerados os pesos acima descritos.
  6. Em caso de empate entre propostas finalistas, o critério de desempate será o tempo de filiação da IES, sendo considerada vencedora a IES associada por mais tempo à UniRede.

 

Critérios técnicos

A Comissão de Avaliação Técnica se baseará prioritariamente nos seguintes critérios de qualidade para o Recurso Educacional Digital. Os níveis de avaliação variam entre: 1 - Discordo completamente e 5 - Concordo completamente. A classificação será realizada pelo somatório dos pontos da tabela em ordem decrescente.

 

Habilidades Didático-Pedagógicas (encontradas no OA, manuais, artigos, sites ou repositórios):

  • O conteúdo textual ou verbal está claro e consistente.
  • Apresenta uma contextualização inicial descrevendo o conteúdo tratado na solução.
  • Apresenta o objetivo pedagógico relacionado ao uso da solução.
  • Destaca como a solução poderia ser explorada pelo professor.
  • Apresenta Instruções sobre como utilizar a solução.
  • Usa linguagem adequada ao perfil de usuário esperado.
  • Indica a abrangência de uso do recurso (onde e por quem pode ser utilizado).
  • Apresenta mensagens de erro construtivas que permitam que o usuário aprenda a partir das mesmas.

 

Usabilidade:

  • Os recursos de navegação (menus, ícones, links e botões) são claramente identificáveis, fáceis de achar, padronizados e consistentes com os demais recursos de interface.
  • As informações são apresentadas de uma forma esteticamente agradável e legível.
  • Especifica atividades de interação possíveis entre diferentes usuários da solução (multiusuário).
  • Existe documentação, artigos, livros e material para o usuário aprender a usar o recurso

 

Confiabilidade:

  • Previne erros (desabilitando o que não é possível fazer).

 

Disponibilidade:

  • A solução está indexada e armazenada de maneira que é facilmente encontrada.

 

Acessibilidade:

  • A solução pode ser acessada por diferentes dispositivos, diferentes contextos (ex.: velocidade de conexão diferente) e principalmente possuir versão adaptada para diferentes tipos de usuários (deficientes visuais, idosos etc.).

 

Portabilidade:

  • A solução funciona em diversos cenários como: diferentes sistemas operacionais, diferentes ambientes virtuais de Avaliação, diferentes hardware etc.

 

Interoperabilidade:

  • A solução pode interagir com outras soluções ou sistemas.

 

Tecnologia e Inovação:

  • As ferramentas tecnológicas utilizadas para sua criação foram corretamente utilizadas.
  • Foi desenvolvida uma tecnologia específica para desenvolver o Recurso Educacional Digital.
  • O recurso é inovador na área de conhecimento
 

As características listadas abaixo serão utilizadas como pontos norteadores da avaliação.

Características

Baseado em

Habilidades Didático-Pedagógicas: O OA deve ser capaz de mostrar ao aluno o objetivo do aprendizado a que se propõe, sendo esse objetivo alinhado às metas de aprendizagem e características dos alunos. É desejável que o OA forneça feedback suficiente para facilitar o aprendizado do aluno.

LORI

Disponibilidade: O OA deve ser indexado e armazenado de maneira que possa ser facilmente encontrado.

CEdMA

Acessibilidade: O OA pode ser acessado por diferentes dispositivos, diferentes contextos (ex.: velocidade de conexão diferente) e principalmente possuir versão adaptada para diferentes tipos de usuários (deficientes visuais, idosos etc.).

LORI, CEdMA

Precisão: O OA deve apresentar resultados precisos, dentro do esperado.

ISO/IEC 9126

Confiabilidade: O OA não deve possuir falhas técnicas.

ISO/IEC 9126

Facilidade de instalação (installability): O OA deve ser fácil de ser instalado.

ISO/IEC 9126

Portabilidade: O OA deve funcionar em diversos cenários como: diferentes sistemas operacionais, diferentes ambientes virtuais de Avaliação, diferentes hardware etc.

ISO/IEC 9126

Interoperabilidade: O OA deve poder interagir com outros OA ou sistemas.

ISO/IEC 9126

Usabilidade: O OA deve ser fácil de ser utilizado e estar de acordo com os padrões mais consagrados de usabilidade.

ISO/IEC 9126

 

Datas Importantes

Prêmio UniRede

02/05 a 18/07/2016 02/08/2016 14/08/16- Prazo para submissão de Recursos Digitais Educacionais para o Prêmio UniRede

15/09/2016 - Entrega do Prêmio UniRede

 

Premiação

  1. A premiação ocorrerá durante a cerimônia de encerramento do ESUD 2016, no dia 15 de setembro de 2016.
  2. O autor da proposta vencedora (primeiro classificado) será contemplado com um Tablet, que será entregue a ele ou ao Representante Institucional da IES presente no momento da premiação.
  3. No caso de ausência do autor e do respectivo Representante no momento da entrega, a premiação passará para o próximo classificado pela votação.

 

Certificação

  1. Os três primeiros Recursos Digitais Educacionais classificados (primeiro, segundo e terceiro lugar) receberão certificado de participação no Prêmio UniRede.

 

Resultado

  1. MUSIKINÉSIA - JOGO EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE TECLADO - UFSCAR


  2. Curso "Formacão em Educação a Distância" - UFPR


  3. Cidades virtuais- estratégia metodológica para a formação de profissionais - UFCSPA


O primeiro lugar recebeu como premiação um iPad 2 Mini de 64GB e 4G.