Atuante desde 1994, o grupo de inculturação afrodescendente Raízes da Terra tem como objetivo o resgate da cultura negra, por meio de trabalhos com a autoestima que exaltam as conquistas dos negros na sociedade atual. Por acreditar que o preconceito está intrinsecamente ligado à falta de conhecimento, o grupo tenta combatê-lo pela conscientização, levando a cultura afrodescendente para a sociedade, pois o trabalho com comunidades constitui-se em importante instrumento para construção e reconstrução de valores sociais.
Apresenta um show musical com repertório variado, que inclui desde músicas anos 80 (Lulu Santos, Tim Maria, Gilberto Gil, RPM, Kid Abelha, Roupa Nova, etc), passando por ritmos tradicionais latinos como salsa, samba e forró (Martinho da Vila, Alceu Valença, Demônios da Garôa, Enrique Iglesias, etc) e inclui também sucessos do momento (Vitor e Leo, Paula Fernandes, etc). É uma apresentação musical para todas as idades.
O projeto "Viola na Escola" oferece aulas sobre a música de raiz por meio da moda de viola a alunos da zona rural de São João del-Rei, MG, atendendo estudantes dos distritos de Emboabas e Arcângelo. O intuito do projeto é resgatar a cultura sertaneja do interior de Minas Gerais.
O "Viola na Escola" surgiu da ideia do violeiro são-joanense Chico Lobo, uma referência para músicos de todo o país. O projeto oferece música e aprendizado a cerca de 300 estudantes da região. As aulas resgatam um pouco da tradição do interior mineiro. Durante as manhãs os alunos estudam todo o conteúdo do ensino fundamental e pela tarde se dedicam à viola sertaneja. Um gênero musical que se tornou orgulho entre os adolescentes, que se reaproximam das origens sertanejas, reafirmam a identidade cultural e, principalmente, se identificam a cada dia mais com a música do campo. (Fonte: Do G1 Zona da Mata)
Formada por 25 integrantes, a UFS Jazz BigBand foi criada como disciplina do Curso de Música no 2º semestre de 2015, com o objetivo de proporcionar aos participantes a vivência da prática de conjunto em música popular no formato de grandes grupos. Esse tipo de formação tem como característica principal grande flexibilidade em relação ao repertório, permitindo a expressão musical em diversas linguagens e estilos da música popular estrangeira e brasileira. Aprovada como projeto de extensão pelo edital 013/2015 da Proex, desenvolve atualmente um trabalho mais abrangente se integrando à comunidade externa por meio de apresentações e outras ações. O programa que será apresentado é formando por obras de compositores brasileiros em diversos estilos com ênfase no samba, em homenagem aos 100 anos desse gênero musical.
Confira a primeira apresentação da UFSJazz Bigband no Teatro Municipal de São João del-Rei/MG no dia 27/10/2015.
Liderado pela flautista Salomé Viegas, o grupo Áurea Música é formado por musicistas radicados em São João del-Rei, que tem passagens pelas orquestras bicentenárias da cidade e demais grupos, além de sólida formação acadêmica. O grupo tem como objetivo apresentar um repertório de qualidade, dentro do contexto de uma cidade com forte tradição musical, difundindo obras e compositores eruditos. No programa desta apresentação, serão executadas diversas Ave-Marias, realçando a beleza das composições, em diversas línguas e estilos musicais.
Áurea Música: Grupo de músicos mineiros de formação erudita, que tiveram sua experiência musical, de alguma forma, ligada à música em São João del-Rei.
Sua formação é:
Flauta: Salomé Viegas(coordenadora)
Violoncelo: Isabele Alves
Cravo: Maria Amélia Viegas
Sopranos: Elisabete Mendonça, Gina Biavati e Márcia Silva
Contralto: Kíssia Andrade
Tenor: Mário Krauss
Barítono: Adilson Cândido
Confira fragmentos da apresentação do grupo na Matriz de Santo Antônio (Tiradentes)
https://www.youtube.com/watch?v=VhUwwAcVM8I
Localizada no coração do centro histórico de São João del-Rei, a Rua Marechal Bittencourt, a “Rua da Cachaça”, conta histórias e estórias da vida dos são-joanenses. Foi nesse local que funcionou por muitas décadas a zona boêmia da cidade. Após longo período de abandono, a antiga Rua da Cachaça está passando por uma transformação com a abertura de novos bares, restaurantes e espaços culturais, que estão ressignificando esse espaço urbano no contexto sociocultural da cidade. O evento “Samba na Zona” busca resgatar essa bôemia, ao som do grupo de samba são-joanense “Corda & Caçamba”. Convites limitados.