Estão abertas as inscrições para os minicursos do XIII do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância de 2016 (Esud 2016). Para esta edição, serão oferecidos 13 minicursos, todos vinculados ao tema do evento: Humanismo, Tecnologias e Políticas na EaD.

Na modalidade semipresencial serão ministrados quatro minicursos com carga horária de dez horas, sendo oito a distância e cerca de duas horas presenciais. A parte presencial será dia 14 de setembro, das 14 às 16 horas. Os minicursos presenciais serão ministrados também no dia 14 de setembro, das 14 às 16h30.  As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto de 2016, para os cursos semipresenciais, que começam dia 5 de setembro e terminam dia 14. Os minicursos presenciais serão realizados dia 14 das 14 às 16h30, e as inscrições podem ser feitas até no dia de início do minicurso, caso haja vagas.

Os minicursos oferecidos são gratuitos para os inscritos neste congresso, que poderá escolher apenas um, tendo em vista que todos acontecem no mesmo horário. Confira a lista dos minicursos e inscreva-se.

 

Design de jogos educacionais

Joice Lee Otsuka (UFSCar)
Delano Medeiros Beder (UFSCar)
Rogério Augusto Bordini (UFSCar)

Tipo: Distância

Carga horária: 10h

Resumo
Neste minicurso, abordaremos os principais elementos do design de jogos educacionais, com o intuito de analisar e compreender as características dos jogos que atraem e envolvem a geração atual, bem como os princípios de aprendizagem presentes nos bons jogos e que podem ser aplicados no contexto educacional. O curso será semipresencial e mesclará atividades colaborativas, leituras, vídeos e exemplos de jogos educacionais. Também será apresentada a plataforma REMAR (Recursos Educacionais Multiplataforma e Abertos na Rede), que possibilita a customização do conteúdo de jogos educacionais diretamente pelos professores. Atualmente grande parte dos nossos estudantes dedicam, voluntariamente, boa parte de seu tempo “livre” jogando. Em contrapartida, é cada vez mais difícil cativar a atenção desses estudantes em sala de aula. Assim, o minicurso é voltado para professores e estudantes interessados em compreender melhor os jogos e como estes recursos (ou seus elementos) poderiam ser levados para o contexto educacional. Os participantes também poderão iniciar o projeto de seus próprios jogos educacionais e criar versões customizadas de jogos existentes.

Público-alvo: Professores e estudantes interessados no design e/ou uso de jogos educacionais.

Vagas: 50

 

E-books interativos e multimídia na Educação: revisitando os contos de fadas

Aline Lombello (Estácio de Sá)
Joana Alves Fhiladelfio (UFSJ)
Rosilene da Silva Gaio (UFSJ)
Rachel Ferreira Melo (Caminho do Sol)

Tipo: Distância

Carga horária: 10h

Resumo
Pretende-se explorar a apropriação de tecnologias cotidianas, não somente digitais, na ressignificação dos contos infanto-juvenis, criando diálogos entre diferentes mídias, resultando em como um E-book interativo, aberto a discussões. Neste contexto pretende se conceituar os e-books e descrever as transformações pelas quais o livro passou, identificar os diferentes tipos de e-books infantis direcionados às crianças brasileiras e analisar os materiais selecionados quanto as categorias: linguagem visual, portabilidade, usabilidade e interatividade.

Público-alvo: Professores e estudantes interessados na área educacional.

Vagas: 50

 

Estudos Bibliométricos em Educação a Distância

Daniel Mill (UFSCar)

Tipo: Presencial

Carga horária: 2h30

Resumo
Faz se necessário analisar os principais desafios na gestão dos cursos a distância (EaD) em instituições públicas brasileiras, identificando suas potencialidades e também os limites de gestão. Esta modalidade de ensino no contexto da educação superior tem se tornado um desafio, à medida que é vista como um sistema intrincada de relações. A gestão e sua dimensão organizacional e institucional, seu corpo social, infraestrutura física e tecnológica passam pela compreensão do papel de cada ator na composição desse sistema, na integração entre os mesmos e na busca pela excelência em gestão de cursos a distância.

Público-alvo: Professores e estudantes interessados na área educacional.

Vagas: 30

 

Interação e Afetividade: Humanismo em EaD

Paulo Gomes de Sousa-Filho (FURG)

Tipo: Presencial

Carga horária: 2h30

Resumo
No processo educacional, os professores estão sempre à busca de inovações e melhores formas de ajudar os alunos a ampliar e construir conhecimentos e potencialidades. As relações estabelecidas entre aluno professor alteram a uma identificação de talentos e da criatividade. Professores são sensíveis a questões relacionadas à educação como um todo e mais especificamente os professores estão atentos as tecnologias que adentraram o espaço educativo. O atual momento tem demandado novas maneiras de pensar e agir e de interagir com o conhecimento, transformando a realidade. Consequentemente, o sistema educacional, as competências e as mudanças tecnológicas podem favorecer a relação professor e aluno, tornando os mais capazes de se adaptarem às mudanças, para isso, o tratamento relacional torna-se crucial.

Público-alvo: Professores e estudantes interessados na área educacional.

Vagas: 50

 

Metodologia experimental

Deocleciano Bittencourt Rosa (UFMT)
Paulo Roberto Menezes Lima (UnB)

Tipo: Presencial

Carga horária: 2h30

Resumo
A metodologia científica e experimental é o conjunto de processos que o ser humano (um estudioso) deve seguir e utilizar na investigação, entre outros, para a elucidação da verdade. Quando nos referimos na investigação, entre outros, é porque existem os mais diversos caminhos para se elucidar uma verdade (é interessante discutir os mais diversos temas referentes a qualquer tipo de investigação científica em sala de aula, ou fora dela). Esta investigação se adapta a qualquer tema que cada um (a) dos (as) participantes do curso pode pensar. Portanto o método é o caminho certo para se chegar a um fim, a uma verdade. O Método Científico corresponde ao conjunto de fatores que todo ser humano deve utilizar na investigação para a elucidação da verdade. Cada um dos participantes do minicurso deve dar a sua contribuição com um fator de exemplo inerente a investigação.

Público-alvo: Professores do ensino fundamental e médio. Professores Universitários, assim como Universitários em Geral.

Vagas: 30

 

O papel da tecnologia na arte contemporânea - uma proposta dialógica

Mirian Estela Nogueira Tavares (Universidade do Algarve)

Tipo: Presencial

Carga horária: 2h30

Resumo
Do que falamos quando falamos de Artes e Tecnologias? No mundo ocidental, a arte começa como techné– capacidade técnica. Os gregos falavam sobre a beleza e sobre a técnica, não sobre aquilo que hoje chamamos de Arte. Criaram manuais, cânones e a partir deles traçamos um percurso até ao momento em que a techné passou a ser chamada de arspelos romanos. ARS/ Arte – palavra latina que significa articulação. Arte era vista como a capacidade de articular ideias com suportes e materiais diversos bem como a capacidade de resolver tecnicamente um problema que a matéria propunha. Se a arte deixou de ser techné para converter-se em Belas Artes, afastando-se das questões técnicas primordiais, geradoras dos cânones da arte ocidental, contemporaneamente a ideia de um retorno a technése impõe: por um lado porque as relações construídas ao longo dos séculos entre artes/ciências e tecnologia foram se tornando cada vez mais frutíferas e por outro porque a própria arte, depois do advento das Vanguardas, sofreu um processo de transformação profunda que pôs em causa os princípios aventados pela História da Arte e as suas definições, bem como complexificou a relação do artista com os materiais e com as novas realidades envolventes. O que pretendo com esse curso não é dar respostas, mas analisar métodos de trabalho que contemplam a convergência, e sobretudo o diálogo, entre as Artes e as Tecnologias. Apesar de todas as transformações pelas que passou o século XX, no século XXI continuamos a trabalhar com metodologias positivistas, claramente inadequadas para dar respostas ao universo interdisciplinar em que nos movimentamos. Partindo da Teoria da Complexidade, proposta pelo químico Ilya Prigogine, pretendo convocar outros pensadores que se dispuseram a compreender a riqueza do diálogo estabelecido entre as Artes e as Ciências sem reduzi-lo a uma questão de hierarquização ou de genealogias.

Público-alvo: Professores e estudantes interessados na área educacional.

Vagas: 50

 

Práticas de feedback – modelos e técnicas para melhorar as relações interpessoais on-line

Leandro Rocha (NEAD/UFSJ)

Tipo: Presencial

Carga horária: 2h30

Resumo
Propõe apresentar modelos e técnicas de feedback para uma melhor interação pedagógica on-line. Por meio de exercícios orientados, serão abordados os seguintes temas: reconhecimento dos pontos fundamentais do feedback (para quem, por quê? e como); elaboração de feedback com base em modelos validados; compreensão dos papéis assumidos no processo de feedback; feedback oral x feedback escrito: tipos de aplicativos, pontos favoráveis e desfavoráveis.

Público-alvo: Professores e estudantes interessados na área educacional.

Vagas: 50

 

Princípios da Cibercultura: desafios à Reconfiguração Pedagógica

Márcio Roberto Lima (UFSJ)
Eduardo Henrique Lima (UFSJ)

Tipo: Presencial

Carga horária: 2h30

Resumo
Trata-se de uma exposição conceitual sobre a cibercultura e seus princípios imbricados à educação (presencial/a distância). O minicurso será desenvolvido utilizando aula expositiva dialogada, apresentação de slides e relato de experiência, que se estabelecerão num diálogo com os participantes abrangendo a expansão do ciberespaço e suas possibilidades potencializadoras da prática pedagógica.

Público-alvo: Professores e estudantes interessados na área educacional.

Vagas: 50

 

Próxima estação: explorando a Web

Reginaldo Coimbra Vieira (UFSJ)

Tipo: Distância

Carga horária: 10h

Resumo
A World Wide Web (WWW), ou simplesmente Web, foi essencial para o desenvolvimento da Era da Informação e ela é a ferramenta principal que bilhões de pessoas usam para interagir na Internet. Além de textos, suas páginas podem conter recursos multimídia, o que pode melhorar a interação dos usuários e a didática quando relacionada à educação. Este minicurso visa quebrar a dificuldade encontrada pela maioria dos professores e estudantes quanto a criação e manutenção de sites. Nesta viagem pela Maria Fumaça, nossa trilha será: o conceito básico sobre as linguagens que estruturam a Web; o uso dos principais Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS – Content Management System); e, durante a caminhada, a descoberta de atalhos para criar sites muito fácil e rapidamente. Embarque nesta estação e tenha uma boa viagem conosco!

Público-alvo: Professores e estudantes interessados na manutenção de sites.

Vagas: 50

 

Recursos e Aplicativos digitais na Educação

Eduardo Henrique Lima (UFSJ)

Tipo: Distância

Carga horária: 10h

Resumo
A discussão que se faz na atualidade a respeitos dos recursos e aplicativos digitais na Educação relativa ao ensino e aprendizagem traz abordagens de um processo inovador que se desenvolve principalmente no campo virtual. Os recursos virtuais da plataforma Moodle, de vídeos, de ebooks interativos e multimídia, de Webquest, de Socrative e da gamificação são as diversas possibilidades de ensino e aprendizagem no contexto do desafio da educação na Cibercultura.

Público-alvo: Professores e estudantes interessados na área educacional.

Vagas: 50

 

Saberes para a tutoria e para a docência em EaD

Marise Santana da Rocha (UFSJ)
José Luis de Oliveira (UFSJ)

Tipo: Presencial

Carga horária: 2h30

Resumo
Neste minicurso abordaremos o conjunto de saberes que tornam viável o ensino e a aprendizagem de forma colaborativa e interativa na Educação a Distância. É preciso que o professor-tutor possa promover uma aprendizagem dialógica e interacionista para não incorrer na prática de uma educação instrucionista via internet. Daí a importância de enfatizar os saberes e as habilidades desejáveis ao exercício da tutoria eficiente e eficaz da tutoria e docência na Educação a Distância.

Público-alvo: Professores, estudantes e interessados na área educacional.

Vagas: 50

 

Sala de aula invertida: solução para crise educacional

José Armando Valente (Unicamp)

Tipo: Presencial

Carga horária: 2h30

Resumo
Atualmente, o estudante tem contato direto com a tecnologia e essa facilidade de comunicação o faz querer ser protagonista. Desta forma, com a sala de aula invertida, o aluno se torna ativo e busca o conhecimento. O grande benefício deste método de ensino é o fato de o aluno ser ativo, ou seja, ele primeiro navega e estuda antes de chegar à sala de aula. Com isso, a sala de aula é então usada para tirar a dúvida do aluno, para que ele seja capaz de se apropriar e aplicar o conhecimento. O professor fica como consultor, para solução de problemas tornando-se mais ativo, sendo ele quem vai atrás do conhecimento para se aperfeiçoar em sala de aula.

Público-alvo: Professores e estudantes interessados na área educacional.

Vagas: 50