O XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2016) e o II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD 2016) serão realizados em São João del-Rei (MG), no período de 12 a 15 de setembro de 2016.
Com o tema “Humanismo, Tecnologias e Políticas em EaD”, pretende-se debater a possibilidade e a necessidade de se conciliar humanismo e tecnologias dentro de uma política que contribua para uma formação cultural e humanística mais ampla, capacitando os estudantes a se posicionarem criticamente e de modo não segmentado diante dos desafios existentes na sociedade contemporânea.
O evento está recebendo submissões de trabalhos científicos nos formatos de artigo e de relato de experiência, privilegiando pesquisas em torno das trilhas elencadas abaixo.
Trilha Temática I – Tecnologia e seus usos na EaD
Trabalhos que considerem o desenvolvimento tecnológico em EaD, bem como as novas tendências em tecnologia, produtos, inovação e soluções de infraestrutura, equipamentos e softwares, desenvolvimento e análise de sistemas e ferramentas para EaD; uso de tecnologias digitais de comunicação e informação na Educação, convergência entre ensino presencial e a distância, dentre outros.
Trilha temática II – Política e Gestão em EaD
Trabalhos vinculados à dimensão política; processos de gestão; modelos de institucionalização e aspectos éticos e legais. Poderão ser abordadas: as convergências entre as modalidades de ensino; articulação intra e interinstitucional visando ao trabalho em rede; institucionalização; Políticas públicas para EaD (legislação, normatização e regulação); Gestão de processos e procedimentos (administrativos, operacionais etc.); avaliação institucional e seus impactos na EaD; políticas de permanência (perfil do estudante, desempenho, retenção, evasão etc.).
Trilha Temática III – Processos de Formação na EaD
Trabalhos voltados para a dimensão pedagógica para formação, considerando teorias de ensino e de aprendizagem, com ênfase nos seguintes aspectos: docência, inovações pedagógicas, processos de ensino e aprendizagem apoiados pela tecnologia digital; processos de formação de profissionais para atuar na EaD; avaliação da aprendizagem; currículo.
Trilha Temática lV – Humanismo em EaD
Trabalhos que abordem a concepção humanista na EaD, ou seja, que visem à formação integral da pessoa, em que o desenvolvimento profissional e humano acontecem de maneira concomitante. Pretende-se discutir questões que contribuam para refletir sobre o uso da tecnologia em uma concepção humanista. O humanismo entendido como uma reflexão de caráter filosófico, que tenha como fundamento aspectos antropológicos e considerações sobre os problemas, desafios contemporâneos, limites e interesses do homem.
Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois membros da Comissão de Avaliadores – sob a coordenação e a supervisão do Comitê Científico do Congresso. Em função do resultado final da avaliação, alguns trabalhos poderão ser direcionados para exposição em Sessão de Pôsteres.
Serão recebidos apenas trabalhos completos, com um mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. Os trabalhos aprovados serão apresentados na forma de comunicação oral e/ou pôster durante o Congresso, conforme a categoria para a qual o artigo foi aceito para publicação. Independentemente da forma de apresentação no evento, os trabalhos serão publicados integralmente nos Anais do evento.
Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol, devendo atender aos critérios de enquadramento em uma das modalidades descritas a seguir.
A responsabilidade pela formatação final do artigo é de inteira responsabilidade dos autores. Os artigos devem ser formatados de acordo com o modelo e orientações de formatação disponíveis no tópico “Orientação de Formatação”.
Artigo Científico - somente serão aceitos artigos completos, com um mínimo de dez e um máximo de 15 páginas.
Relato de Experiência - somente serão aceitos artigos completos, com um mínimo de oito e um máximo de dez páginas.
Todas as submissões, tanto para a modalidade ‘Artigo Científico’ quanto para a ‘Relato de Experiência’, serão encaminhadas para a avaliação por pares. Os textos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois pesquisadores-doutores que compõem o Comitê de Avaliadores da UniRede, de reconhecida relevância acadêmica.
Ao serem recebidos para apreciação, os textos submetidos serão encaminhados a dois pareceristas, no sistema “duplo-cego”, em que o sigilo dos autores e dos revisores é garantido. Tendo em vista que, em diversas situações, a manutenção do sigilo dos autores fica inviável pela descrição do tema da pesquisa, a submissão não será indeferida caso os autores possam ser identificados indiretamente. Cabe ressaltar, entretanto, que é altamente recomendado que se evite qualquer detalhe que permita a quebra de sigilo.
Os autores receberão o comunicado de deferimento ou de indeferimento da submissão do seu artigo.
Clareza e organização: do trabalho apresentado, que deverá estar completo, coerente e bem organizado.
Relevância: o trabalho deve tratar de tema de justificada relevância para o contexto da modalidade a distância e aprofundamento de estudos na área.
Aderência à temática do evento: o trabalho deve encaixar-se no tema do evento, observada a trilha proposta.
Fundamentação teórica: o trabalho deve, em qualquer uma das modalidades, apresentar quadro teórico consistente e relevante articulado à metodologia de pesquisa e análise e interpretação dos resultados de forma crítica, precisa e coerente com solidez de argumentação.
Conclusões ou considerações finais: o trabalho deve trazer dados e reflexões que demonstrem e retomem o(s) objetivo(s) estabelecido(s) pelo tema, apontando para a ampliação de conhecimentos na área da Educação a Distância.
Bibliografia: relação bibliográfica coerente com o trabalho, obedecendo às normas da ABNT.
Os avaliadores emitirão – sempre justificando sua decisão – parecer sobre os trabalhos submetidos, classificando-os em cada um dos critérios detalhados anteriormente, em ordem decrescente, como “excelentes”, “satisfatórios”, “insatisfatórios” ou “não aplicável”. Os comentários dos avaliadores serão disponibilizados aos autores para ajudá-los a rever e melhorar os seus trabalhos.
Ao final do processo de avaliação, os artigos serão classificados pela sua nota global, sendo aceitos os artigos que obtiverem nota superior à nota de corte especificada pelo Comitê Científico.
O resultado será comunicado aos autores, que terão prazo, conforme cronograma, para apresentar recurso a ser julgado pelo Comitê Científico.
Os autores de artigos aprovados deverão realizar as correções obrigatórias, devidamente identificadas pelos pareceristas, e enviar a versão final no prazo estabelecido no cronograma, contendo o nome dos autores e de suas respectivas instituições.
Artigos recusados não poderão ser reapresentados.
Define-se como meta do Comitê Científico que os autores recebam o comunicado de deferimento ou de indeferimento da submissão do seu artigo com sessenta dias de antecedência ao evento, de forma que todos possam buscar financiamento para a sua participação.
Os trabalhos aprovados e apresentados no Congresso serão publicados nos Anais do XIII ESUD / II CIESUD, independentemente de sua modalidade ou forma de apresentação.
Os artigos que apresentarem grau de excelência, conforme entendimento dos pareceristas, serão submetidos à avaliação para publicação na Revista de Educação a Distância da UniRede (EmRede).
Os artigos serão disponibilizados on-line, sem restrição de acesso, para leitores cadastrados. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho. Cabe registrar, no entanto, que uma condição para a publicação é que o trabalho seja distribuído sob a Licença 3.0 – Creative Commons Attribution. Com essa licença, os leitores são livres para imprimir, compartilhar e distribuir o trabalho, desde que respeitem os direitos autorais; devem, evidentemente, sempre realizar a citação conforme as normas da ABNT ou similar, contemplando a menção ao autor e ao evento.
Os Anais do evento são uma publicação seriada, anual, identificada pelo Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN): 2237-5996.
Somente serão aceitos Artigos completos, com um mínimo de dez e um máximo de 15 páginas, e Relatos de Experiência com um mínimo de oito e um máximo de dez páginas. As regras de formatação são as mesmas, tanto para Artigo Científico quanto para Relato de Experiência Inovadora.
Ressaltamos que a formatação final do artigo é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os textos, tanto os submetidos como Artigo Científico quanto os submetidos como Relato de Experiência Inovadora, devem ser formatados de acordo com o modelo e as orientações de formatação disponíveis em um dos links a seguir.
Modelo de artigo .odt - Baixar aqui.
Modelo de artigo .docx - Baixar aqui.
Modelo para apresentação de slides .odp - Baixar aqui.
Modelo para apresentação de slides .pptx - Baixar aqui.
TODOS os autores precisam estar cadastrados no JEMS, mas, para a submissão, o nome dos autores não deve constar do arquivo PDF enviado para avaliação. Seus nomes devem ser inseridos somente após a aprovação no envio da versão final.
04/04 a 15/05/2016 05/06/2016 12/06/2016 – Prazo para submissão de trabalhos (português, inglês ou espanhol)
28/06/2016 30/06/2016 05/07/2016 – Divulgação dos trabalhos aceitos para publicação nos Anais do evento.
29/06 a 01/07/2016 1º/07 a 03/07/2016 06/07 e 07/07/2016 08/07/2016 - Recursos dos trabalhos submetidos.
03/07/2016 06/07/2016 09/07/2016 12/07/2016 - Divulgação do Resultado dos Recursos.
07/07 a 15/07/2016 10/07 a 21/07/2016 – Prazo de entrega da versão final do artigo, com correções, nomes de autores e instituições, para publicação dos Anais.
28/08/2016 – Divulgação da Programação Científica, relacionando os artigos selecionados para apresentação oral e os artigos selecionados para apresentação como pôster.